Projeto Para Além Barreiras
- Rising Child
- 25 de jul.
- 3 min de leitura
O Projeto Para Além Barreiras visa garantir o acesso a sessões de terapia da fala em contexto escolar. A ideia surgiu da necessidade crescente de prestar apoio terapêutico às crianças com deficiência, dado que, nos últimos anos, tem existido uma diminuição do número de terapias facultadas às crianças, tanto proporcionadas na escola como em unidades de saúde ou facultadas a nível particular e suportadas pela família. Em alguns casos, confirma-se que algumas crianças deixam mesmo de ter direito ao apoio terapêutico de um ano letivo para o outro, uma situação que nasce como consequência da limitação de recursos disponibilizados às escolas para estas finalidades.
Para atenuar esta situação e as lacunas verificadas, no âmbito do Projeto Para Além Barreiras, desenvolvido pela Associação Rising Child, a terapeuta da fala Filipa Melo orientou e ministrou sessões de terapia com crianças do Agrupamento de Escolas Damião de Goes. Com base em encontros e reuniões, esta iniciativa procurou igualmente apoiar mães e cuidadores, contribuindo para que estas crianças pudessem melhorar, em contexto doméstico e escolar, as suas competências sociais e pessoais.
Filipa Melo, terapeuta, fez o balanço da primeira vaga de reuniões e sessões de terapia do Projeto Para Além Barreiras. Nestas sessões, foram recebidas presencialmente quatro mães do concelho, com crianças que apresentavam diferentes padrões de comportamento e de dificuldades. Perante esse cenário, o principal ponto de partida para a implementação da terapia passou pelo estabelecimento de pontes entre as mães e as professoras de educação especial, cuja sensibilidade para crianças com necessidades educativas especiais é fundamental.

Benefícios
No decorrer das sessões, as crianças manifestaram progresso e as reuniões foram consideradas muito benéficas, porque colocaram as crianças em contacto com ambientes novos e exigentes, promovendo competências e o próprio conhecimento ou autoconhecimento, revelando fragilidades que podem ser trabalhadas, como, por exemplo, a ansiedade. Por outro lado, o trabalho com as mães, nomeadamente ao nível da escuta e da partilha, foi essencial ao longo do processo. Na prática, o projeto Para Além Barreiras procura também criar uma melhor relação e uma comunicação mais ágil entre pais e filhos, o que passa, necessariamente, pela compreensão do outro e pela aquisição de conhecimentos e noções específicos.

Em termos práticos, a utilização de pistas visuais, isto é, materiais técnicos e gráficos que permitem a articulação do trabalho da terapeuta com as crianças foi extremamente importante.
A dinâmica familiar nem sempre permite o acompanhamento total de crianças com necessidades especiais: os pais e as mães têm de trabalhar, por vezes, como aconteceu num dos nossos casos, por turnos, e os avós nem sempre têm capacidade de cobrir o papel de cuidador a tempo inteiro ou de cuidador que implemente tarefas no âmbito da terapia. Nesse sentido, foi também apresentado às mães envolvidas o questionário que a Associação Rising Child está a dinamizar, no sentido de avaliar as necessidades das famílias de crianças e jovens com necessidades especiais no concelho de Alenquer.
A atenção continuada dada às crianças foi um dos aspetos positivamente mais apontados pelas mães, uma vez que havia contacto constante e partilha de ideias, progresso e materiais entre a terapeuta e cada uma das mães. No final das sessões, a satisfação e a alegria eram evidentes, mostrando-nos que estamos no caminho certo e que, passo a passo, é possível melhorar a vida e o quotidiano de todas estas crianças e famílias.
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