Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
- Rising Child

- 3 de dez.
- 2 min de leitura
Todos os anos, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é assinalado a 3 de dezembro, com o objetivo de promover os direitos das pessoas com deficiência e de sensibilizar a sociedade civil e as instituições para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Para além deste dia, dezembro é considerado o mês da inclusão, da deficiência e da solidariedade, complementando a relevância da data e as atividades dinamizadas no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Por todo o mundo, as pessoas com deficiência e as suas famílias enfrentam obstáculos de âmbito social, cultural, económico e político, com barreiras que impedem a sua participação ativa e independente na sociedade. Do capacitismo às barreiras arquitetónicas e urbanas, da falta de acessibilidade na comunicação à dificuldade de conseguir um emprego, são muitas as desigualdades a que as pessoas com deficiência estão sujeitas.
Nesta data, alertamos para a necessidade de promover um mundo mais igualitário, onde todos têm oportunidade de aprender, trabalhar, conviver, evoluir e dar asas a sonhos e talentos, sem impedimentos sociais, estruturais ou económicos que condicionem a sua independência. Defender os direitos das pessoas com deficiência é também combater o estigma, procurar soluções para todos e promover a acessibilidade nas suas várias dimensões. Com base na experiência das pessoas com deficiência, na partilha das famílias e no contributo da sociedade e das instituições, podemos acreditar num futuro melhor e lutar por um mundo mais feliz.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a 18 de dezembro de 1992, há praticamente 33 anos, surgindo com o propósito de dignificar e sublinhar a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência. A cada ano, a data assenta num objetivo específico. Em 2025, o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é “promover sociedades inclusivas para pessoas com deficiência para avançar no progresso social”.




Comentários