top of page

Um Amigo para a Vida


O Projeto “Um Amigo para a Vida”, concretizado através de sessões de Hipoterapia, surgiu pela necessidade de colmatar um dos problemas mais sentidos desde o início da pandemia: a dificuldade no acesso às terapias e, neste caso em concreto, à hipoterapia. Existem ainda poucas respostas institucionais para esta terapia, nomeadamente pelo elevado custo que acarreta, o que dificulta igualmente o acesso à mesma.


Neste sentido, a Associação Rising Child, em parceria com a Associação Ferradura do Alão, desenvolveu um projeto destinado a crianças e jovens com deficiência, permitindo-lhes o acesso a aulas de hipoterapia. Inicialmente registámos seis inscrições mas, na realidade, só quatro crianças se mantiveram beneficiárias dessa atividade. Para as aulas de hipoterapia contámos com uma hipoterapeuta e cavaleiros do Centro Hípico, para que fosse possível fornecer às crianças com deficiência benefícios não só terapêuticos, mas também de inclusão e de lazer.


Este Projeto teve início no mês de janeiro e encerrou no dia 25 de junho de 2022 e, de modo a averiguar a perspetiva e o grau de satisfação quer dos pais quer das crianças beneficiárias em relação às sessões de hipoterapia, foi lançado um questionário online. Os pais identificaram mudanças positivas nos filhos, nomeadamente por mostrarem estar mais alegres e mais confiantes. Adicionalmente, mostram satisfação nas diversas vertentes envolvidas no projeto, como o dia e a hora das sessões, a relação entre a monitora e a/o aluna/o, a satisfação por parte da criança/do jovem, a facilidade em contactar com a Associação Rising Child, entre outros. Pelos benefícios que as sessões de hipoterapia demonstram nas crianças e nos jovens, a Associação Rising Child gostaria de poder voltar a implementar este Projeto, mas seria necessário obtermos apoios financeiros (donativos, mecenato ou financiamento) para podermos suportar o custo desta terapia.


Queremos, por fim, agradecer à voluntária Ana Matos e aos responsáveis da Associação Ferradura do Alão por toda a ajuda e disponibilidade ao longo da realização do Projeto “Um Amigo para a Vida”, bem como aos pais, às crianças e aos jovens que nos permitiram a sua concretização!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page