O QUE FAZEMOS

  • 100 Palavras - Dança inclusiva
    Todos os sábados, às 17 horas.
    100% online (para já)
    Todos os sábados, às 17 horas.
    100% online (para já)
    A Rising Child e a CiM juntaram-se para desenvolver mais uma edição do projeto de dança inclusiva, que irá dar oportunidade a crianças com e sem deficiência, de aprender e crescer com ajuda da dança.
    Compartilhar
  • Yoga do Riso em família!
    domingo, 16/05
    Sessão online via Zoom
    16/05, 16:00 – 16:40
    Sessão online via Zoom
    O Poder do Riso: Um momento de pausa, com Risoterapia para pais e filhos com base no livro infantil "O Monstro das Cores".
    Compartilhar
  • Yoga do Riso para Pais
    domingo, 14/03
    Sessão online via Zoom
    14/03, 17:00
    Sessão online via Zoom
    O Poder do Riso: Um momento de pausa, com Risoterapia para pais
    Compartilhar
  • O poder dos pais na estimulação dos filhos
    28/11/2020, 16:00 – 17:30
    Workshop online
    Workshop online com as psicólogas Raquel Jerónimo, Rute Almeida e Célia Santos.
    Compartilhar
  • Curso de Fotografia online
    sexta, 08/05
    Evento online com uma sessão presencial.
    08/05/2020, 21:00
    Evento online com uma sessão presencial.
    Sempre gostou de fotografia mas não se arrisca a tirar a máquina do modo automático? Vamos tentar ajudar! A Rising Child está a promover um curso de fotografia online, lecionado pelo nosso David Lito que terá início no próximo mês de maio.
    Compartilhar
  • Encontro Famílias Rising Child
    sábado, 19/10
    Carregado
    19/10/2019, 18:30 – 20:30 WEST
    Carregado, 2580 Carregado, Portugal
    Reunião de famílias de crianças com algum grau de deficiência.
    Compartilhar

PROJETOS

 “A vida só tem sentido na luta. O triunfo ou a derrota está nas mãos dos deuses. Por isso, vamos celebrar a luta!”

Stevie Wonder

Projeto Escutar

Rising Child

A Rising Child tem vindo a trabalhar com um grupo de pais e famílias no desenvolvimento de um projeto regido por 3 eixos de atuação:

Informação/ Sensibilização

Pretende-se que as famílias de crianças com deficiência se reúnam periodicamente para partilharem experiências e informação variada, como por exemplo, sobre os apoios disponíveis. Este grupo pretende também sensibilizar a sociedade para as necessidades de inclusão destas crianças. 

Grupo de Apoio

Com o auxílio de uma psicóloga, desenvolvem-se estratégias de comunicação, partilha e empoderamento das famílias. Estas competências serão úteis para a melhoria da qualidade de vida das crianças e das famílias que delas cuidam. 

Suporte da Associação

Este grupo dispôs-se a colaborar logisticamente com as atividades da Rising Child, tornando-se, não só beneficiário, mas também agente ativo no auxílio de outras crianças e famílias.

CUI(DAR) A QUEM CUIDA

Rising Child

A Rising Child, através das ações que tem vindo a desenvolver, apercebeu-se da sobrecarga que uma criança com deficiência supõe para a sua família, em particular para os seus cuidadores formais e informais. 

Em algumas situações é necessário aliviar todos aqueles que apoiam estas crianças pelo que se está a desenvolver um projeto que conta com: 

Uma missão

Criar uma rede de apoio de “babysitting especializado” para crianças e jovens com deficiência motora, facilitando o direito ao descanso dos cuidadores, assim como à sua capacitação na problemática em causa. Desta forma, daremos suporte temporário às crianças com deficiência, sempre que os cuidadores nos solicitem, permitindo-lhes períodos de descanso (pode ser uma noite, um fim-de-semana ou um período de até um mês). Este suporte da criança com deficiência também pode ser útil quando um dos pais precisa de um período de recuperação de uma doença aguda ou crónica, de uma intervenção cirúrgica ou de um parto.

Um grupo 

Um grupo de pessoas que inclui pais de crianças com deficiência, técnicos de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas) e pessoas da sociedade civil que estão a implementar o projeto. Esta ação conta ainda com um conjunto de famílias-piloto que vão dando feedback para que os aspetos práticos sejam pensados com realismo e objetividade. Este projeto já teve início no passado mês de junho 2020 e conta, neste momento, com 4 famílias-piloto.

 

Um sonho

Construir uma estrutura de raiz com a possibilidade de alojar temporariamente crianças com deficiência ou oferecer espaços de ocupação de tempos livres em períodos não letivos a essas crianças. Nesta estrutura darão apoio às crianças técnicos de saúde (sobretudo enfermeiros) com formação e apoio médico 24 horas por dia.

100 Palavras

Este projeto, que será financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, irá constituir uma oportunidade de atividade lúdica e inclusiva, com movimento, dança e expressão.  

 

Modelo

Dinamização: CIM - Companhia de Dança 

Destinatários: crianças com e sem deficiência

Periodicidade: aulas semanais ou quinzenais. 

 

Objetivos

Promover a participação ativa e inclusão da criança e adolescente com deficiência em atividades artísticas nas áreas da dança e movimento, com vista ao desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional;

Estimular o relacionamento intra e interpessoal, fortalecendo a relação corpo/sentidos consigo e com os outros;

Renovar o olhar sobre a deficiência, contribuindo para uma comunidade mais informada, humanizada e mais consciente do lugar de cada um.

 

No final: 

Será apresentada uma performance final seguida de debate (profissionais na área da saúde e da dança, cuidadores, escolas de dança, rede de parceiros…)

logo.png